Com o agravamento das condições climáticas e da exploração intensamente agressiva dos recursos naturais, os trabalhos desenvolvidos pelas ONGs ambientais têm sido cada vez mais relevantes. Para promover essa aproximação entre você e as ONGs ambientais, trouxemos 11 instituições que realizam um trabalho inspirador que vão não só deixar você inspirado, mas, quem sabe até, apoiar algumas delas!

Antes de passarmos pela lista, é necessário explicar um pouco o que essas letrinhas querem dizer.

O que é uma ONG?

ONG é a abreviação de Organização Não-Governamental. São instituições de cunho privado que fazem parte do chamado terceiro setor. Essas entidades não têm fins lucrativos, não são vinculadas a governos ou países e, geralmente, são mantidas por meio de doações, trabalho voluntário, apoio de diferentes instituições, fundos ambientais e outras formas de financiamento próprio. 

A atuação dessas instituições contra a exploração ambiental e suas consequências cada vez mais alarmantes são um verdadeiro baluarte na defesas da vida terrestre.

Geralmente as ONGS ambientais possuem em comum ao menos um objetivo: preservar e restaurar a biodiversidade e a sustentabilidade ecológica.

E quais são as principais ONGS ambientais que atuam no Brasil?

Vamos à lista:

Lista de ONGS ambientais

GreenPeace 

O GreenPeace foi uma das pioneiras quando falamos de ONGs ambientais. Ela foi criada em 1971, em uma região perto do Alasca por um pequeno grupo de cidadãos preocupados com os testes de armas nucleares dos Estados Unidos na época. Atualmente, estão presentes em mais de 50 países e sua principal missão é promover mudanças para construção de um mundo mais saudável, verde e que consiga abrigar pacífica e harmoniosamente a vida. 

A organização não aceita financiamento governamental, de empresas ou partidos políticos mas dispõe de mais de 3 milhões de apoiadores em todo o mundo. Eles exercem um papel educacional muito significativo principalmente em relação à necessidade de extinção do uso de combustíveis fósseis e promoção do uso de energia limpa.

Com foco no bem-estar, o GreenPeace apoia iniciativas de agentes de transformação em comunidades ao redor do globo.

Já o GreenPeace Brasil foi fundado em 1992, no mesmo ano em que ocorreu a Rio 92, uma conferência mundial muito importante realizada na cidade do Rio de Janeiro. Tal conferência teve foco no conceito do desenvolvimento sustentável, bem como orientar ações de proteção do meio ambiente.

Atualmente, o GreenPeace Brasil atua em conjunto com organizações, entidades ambientalistas, grupos de direitos humanos, grupos da sociedade civil e parlamentares para combater à exploração do meio ambiente; à liberação dos agrotóxicos; ao desmatamento da Amazônia, dentre outros.

As principais maneiras de contribuir com a ONG são:

  • Voluntariado;
  • Doações;
  • Criar uma campanha e realizar intervenções urbanas;
  • Tornar-se um agente de divulgação;
  • Palestras sobre ativismo e meio ambiente.

Caso tenha se interessado em ajudar, é só clicar aqui.

WWF

A World Wide Fund (WWF) foi criada em 1961 na Suécia e começou como um fundo de ajuda à vida selvagem, que rapidamente chegou em diversos países, como os Estados Unidos e Inglaterra, onde os primeiros projetos foram aprovados.

Dentre os projetos iniciais, estavam o trabalho com a águia americana, o pássaro marinho do Havaí e o ganso Tule no Canadá. (Caso queira ver a história completa, clique aqui).

Hoje em dia, a organização está presente em mais de 100 países e possui mais de 5 milhões de apoiadores no mundo, tendo apoiado mais de 3.000 projetos e investido mais de U$ 1 bilhão em suas ações. Diversas campanhas muito famosas foram lançadas pela WWF, como, por exemplo, “Hora do Planeta” e “Pegada Ecológica”, que você pode conferir clicando aqui. 

A organização tem como principal missão “parar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro em que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza”. Primeiramente atuavam financiando projetos de conservação e preservação de espécies de outras entidades mas, com o passar do tempo, iniciaram os seus próprios projetos de preservação com financiamento próprio.

A WWF chegou ao Brasil em 1971, quando apoiou estudos realizados por organizações brasileiras que tinham como objetivo criar o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, animal ameaçado de extinção. Após isso, diversos outros pequenos projetos foram apoiados e, na década de 1980, a presença do WWF aumentou consideravelmente no Brasil, a exemplo de projetos como o Projeto Tamar (Vida Marinha).

Finalmente, em 1996, a primeira organização brasileira autônoma WWF com estrutura própria foi criada.

A WWF Brasil atua em conjunto com organizações e entidades ambientalistas, grupos de direitos humanos, da sociedade civil, parlamentares, governos estaduais e governo federal, exercendo atividades de pesquisa, proteção de espécies e ecossistemas, capacitação, dentre outros.

Existem algumas maneiras de ajudar a ONG:

  • Doações
  • Tornar-se um agente de divulgação
  • Voluntariado
  • Projetos com empresas

Para ir direto para a página de doações clique aqui.

Conservation International Brasil (CI-BR)

A Conservation Internacional foi criada em 1987 no Estados Unidos. No início, a proposta era a de proteger biomas, mas posteriormente mudaram a missão para um enfoque maior na conexão entre os seres humanos e ecossistemas naturais focando prioritariamente no desenvolvimento de soluções através da pesquisa científica, parcerias com empresas, povos indígenas, entre outros.

Hoje em dia, a organização está em mais de 70 países e possui mais de 2 mil parceiros no mundo, tendo apoiado e desenvolvido projetos que, segundo o site da instituição, teriam ajudado a proteger mais de 2,3 milhões de km².

A principal missão da ONG é “Fortalecer a sociedade para cuidar da natureza, nossa biodiversidade global, de forma responsável e sustentável, para o bem-estar humano, amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiência de campo ”.

A Conservation International chegou ao Brasil em 1990 e focou suas ações em algumas regiões: Escudo das Guianas, Tapajós, Centro de Endemismo Belém, BR-319, Três Fronteiras, Costa Equatorial, Matopiba, Bacia de Paraguaçu, Abrolhos Terra e Mar e Mega Rio.

Uma curiosidade é que diversas pessoas famosas como Gilberto Gil, Camila Pitanga, Maria Bethânia, Pedro Bial, Rodrigo Santoro, dentre várias outras, já participaram da narração de vídeos feitos por eles. Para encontrar esses vídeos é só acessar o canal da ONG no Youtube.

Caso tenha se interessado, você pode saber mais aqui.

Water

A Water é uma organização que surgiu em 2009 no Estados Unidos a partir de duas outras ONGS, a H2O Africa, fundada pelo ator Matt Damon, e a Water Partners, fundada pelo Gary White.

A proposta da ONG é de fornecer ajuda a países em desenvolvimento que não têm acesso à água potável e/ou ao saneamento básico e, para isso, ela disponibiliza linhas de crédito com juros reduzidos para projetos sociais que estejam relacionados aos objetivos da organização.

A Water alega em seu site ter contribuído com o acesso à água potável para mais de 29 milhões de pessoas em 13 países ao redor do mundo, principalmente, na África, Ásia e América Latina. Além dos empréstimos concedidos eles também trabalham com diversas instituições e companhias de abastecimento de água.

Especificamente no Brasil, em que pelo menos 4 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 24 milhões não contam com saneamento básico, a Water forneceu aproximadamente 5 mil empréstimos e mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas.

No site da ONG você pode encontrar seus principais parceiros e projetos realizados.

SOS Amazônia

A SOS Amazônia é uma das maiores ONGs ambientais brasileiras e possui sua história diretamente relacionada ao famoso seringueiro brasileiro Chico Mendes.

Tudo começou em 1980, quando um movimento de seringueiros no Acre uniu forças para impedir o desmatamento na região. Após a iniciativa ganhar notoriedade, professores, estudantes, ativistas de movimentos sociais, incluindo, o próprio Chico Mendes, criaram a associação SOS Amazônia.

O objetivo inicial era expor, em diferentes pontos de Rio Branco, dados e fotos sobre a destruição ambiental que estava acontecendo na região. Adicionalmente, também fornecia-se material informativo para a população, a fim de divulgar e promover o entendimento sobre as causas e consequências do problema ambiental que acometia a região.

Com o passar do tempo, novas necessidades e projetos foram sendo desenvolvidos, e, nesse contexto, houve uma expansão na área de atuação de maneira muito significativa. Hoje pode-se dizer que a principal missão da SOS Amazônia é “promover a conservação da biodiversidades e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia”.

Diversos projetos, propostas de políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável e na preservação da biodiversidade foram elaborados desde a fundação da ONG. Para termos uma dimensão, segundo o site da organização, foram mais de 50.000 hectares de florestas preservadas, quase 9000 mil pessoas capacitadas e mais de 40.000 filhotes de tartaruga entregues à natureza, além de cooperativas que foram fortalecidas e famílias que receberam assistência.

Exemplos de outras ONGs ambientais e parceiros que atuam conjuntamente com a SOS Amazônia atualmente, são:

  • WWF
  • BrazilFoundation
  • ICMBio
  • Fundo Amazônia
  • One Tree Planted

Para ajudar a combater a destruição da amazônia e contribuir com a ONG você pode doar diretamente clicando nesse link.

Fundação Biodiversitas

A Biodiversitas foi criada em 1989, em Belo Horizonte/MG. O objetivo da ONG é a conservação da biodiversidade brasileira e fazem isso por meio da coleta de dados, sistematização e divulgação de relatórios de espécies em extinção (lista vermelha). Atuam em vários estados brasileiros, gerando estudos biológicos, sócio-econômicos, geológicos e geográficos. 

A ONG é estruturada em 5 principais eixos:

Conservação e Biodiversidade

  • Áreas Protegidas
  • Planejamento Ambiental
  • Políticas Públicas
  • Capacitação e Divulgação

O principal projeto é o Programa de Proteção das Espécies Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica Brasileira. Apesar de ser um pouco antigo, o levantamento de animais em perigo de extinção em 2005 já trazia, pelo menos, 250 espécies que estavam em estado crítico e outras 250 em perigo de extinção.

Em 2007, relatou-se que a Mata Atlântica, hoje somente com 10% do tamanho original, tinha o maior número de espécies ameaçadas ou extintas: 383. O Cerrado ocupava o segundo lugar seguido pelo bioma Marinho, com 112 espécies ameaçadas ou extintas.

Infelizmente, não encontramos informações mais recentes no site da fundação.

Instituto Socioambiental – ISA

O Instituto Socioambiental (ISA) não é propriamente uma ONG, mas sim uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, pelo menos desde 2001. Essa organização foi fundada em 1994 com o objetivo de propor soluções às questões ambientais e sociais, focando na defesa de direitos relativos ao meio ambiente, dos povos e direitos humanos.

Atualmente, são mais de 8 sedes espalhadas em 7 estados brasileiros e os eixos e programas são a base de toda a organização. Você pode conferir cada um deles abaixo.

Eixos:

  • Defesa dos direitos socioambientais
  • Desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental
  • Monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas
    Pesquisa, difusão, documentação de informações socioambientais
    Fortalecimento institucional dos parceiros locais

Programas:

Programa Xingu – Atua na Bacia do Rio Xingu, nos 28 milhões de ha que incluem terras indígenas e unidades de conservação

Programa Vale da Ribeira – Objetiva construir um modelo de desenvolvimento sustentável para a região envolta em Mata Atlântica em parceria com a comunidade quilombola local, governo estadual e municipais

Programa Rio Negro – Procura o desenvolvimento de uma economia sustentável com melhoria na qualidade de vida, valorização da biodiversidade local e segurança alimentar na região.

Programa Povos Indígenas no Brasil – Busca elaborar e difundir pesquisas com povos indígenas.

Programa Política e Direito Socioambiental – Promove políticas públicas que buscam assegurar os direitos das populações indígenas e ambientais. 

Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas – Produz, sistematiza e divulga informações sobre as condições das Terra Indígenas, Unidades de Conservação, terras militares, glebas do Incra, reservas garimpeiras e outras terras de interesse público.

O Instituto conta com uma Editora própria e você pode encontrar diversos livros e relatórios produzidos pela ISA e parceiros. Além de notícias, dados e mapas, eles contam com um Blog super atualizado, uma loja virtual e muito mais!

E aí, gostou? Se quiser contribuir, você pode acessar diretamente a página de doação do ISA clicando aqui.

Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais SilvestresRenctas

Fundada em 1999, em Brasília, a Renctas é uma das ONGs ambientais que mais contribui para a conservação da biodiversidade. Por meio de parcerias entre o setor público, privado e terceiro setor, essa ONG atua no Brasil promovendo a conservação da biodiversidade da fauna brasileira através de diversos projetos que visam combater, principalmente, o tráfico de animais.

Na área da educação, a ONG promove cursos, qualificação profissional, exposições, documentários, filmes e palestras. Complementarmente, promove e incentiva a criação de políticas públicas, organizando congressos e seminários.

No site da instituição você encontra artigos escritos por convidados, boletins informativos, lojinha além de diversas informações e materiais técnicos.

Caso queira contribuir, você pode acessar a página de doações através desse link.

Fundação Brasileira Para o Desenvolvimento Sustentável – FBDS

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) foi fundada em 1992, por meio da associação de 24 grandes empresas brasileiras e internacionais.

A organização centraliza sua atuação em estruturar e apresentar projetos relacionados ao tema do desenvolvimento sustentável e sua principal missão é “difundir as melhores práticas de meio ambiente e sustentabilidade e influenciar os nossos públicos de interesse por meio da geração de conhecimento, contribuição na formulação de políticas públicas e realização de projetos de consultoria”.

A fundação atua principalmente em três áreas

Ativos Ambientais – Desenvolve projetos em florestas, recursos hídricos, biodiversidade, pegada hídrica, pegada de carbono, disponibilidade qualitativa e quantitativa de recursos e inventários de emissões de gases estufas.

Agricultura Sustentável – Atua no desenvolvimento de projetos sustentáveis para o agronegócio brasileiro, agricultura familiar e código florestal.

Sustentabilidade Urbana – Desenvolvem projetos sustentáveis para os grandes centros urbanos como mobilidade, saneamento, governança e água.

As últimas publicações da entidade foram em 2012 e o site foi atualizado somente até o ano de 2017. 

Instituto Akatu

O Instituto Akatu é uma dentre as ONGs ambientais que mais foca no consumo. Foi criada em 2001, no Dia Mundial do Consumidor, e atua majoritariamente, como dissemos, promovendo o consumo consciente e sustentável. Trabalhando principalmente pela via da educação e formação de agentes multiplicadores, o instituto faz palestras, cursos e formação para empresas, comunidades e público geral.

A principal missão do Instituto Akatu é “contribuir para a transição acelerada para estilos sustentáveis de vida. Para obter êxito nesta empreitada, é necessário criar uma cultura de consumo que nos faça refletir em toda a cadeia de produção, na real necessidade de cada produto consumido e a quem aquela compra beneficia direta e indiretamente. Entretanto, é necessário ir além.

Sustentabilidade envolve estar consciente das pequenas decisões diárias relacionadas ao que comemos, vestimos, como vamos para o trabalho ou buscamos nossos filhos nas escolas. É por meio da educação que o instituto faz isso.

Lá no site da Akatu você encontra muitas informações e artigos sobre o tema da sustentabilidade, e pode, se quiser, até fazer um teste do consumo consciente para saber em quais áreas pode melhorar.  Que tal passar para dar uma olhada?

Ah!

Você também pode ajudar a ONG por meio de divulgação dos artigos deles nas redes sociais, trabalho voluntário ou doações.

Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma ONG ambiental fundada em 1995 com o objetivo de atuar na conservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais e povos tradicionais.

Além das atividades acima, eles também emitem certificações ambientais, sociais e econômicas para os setores florestal e agropecuário.

As principais certificações emitidas pelo instituto são:

FSC – Principal sistema de certificação florestal do mundo, atesta que a matéria-prima usada em produtos de origem florestal é de uma área ecológica que atua com condições justas de trabalho e economicamente viável.

LegalSource – É um programa de verificação útil para empresas que utilizam matérias-primas de origem florestal. Por meio da certificação, evita o fornecimento ilegal de madeira.

Carbono – Validam e verificam os padrões Verra e CCB de redução de carbono, que, segundo o site da instituição, correspondem a 58% do mercado global.

Auditoria Florestal Independente – Realizam auditorias florestais e avaliações

Rainforest Alliance – Foi o primeiro certificador credenciado da Rainforest Alliance no Brasil. Esse certificado está relacionado a gestão, aumento de produtividade e redução de custos.

UTZ – É um certificação para produtores de café, cacau e chá. Recentemente houve uma fusão entre a UTZ e a Rainforest Alliance.

Segundo o site da instituição, 117 mil pessoas já foram beneficiários diretos ou indiretos por projetos e iniciativas da ONG; 76 milhões de hectares de terras são abrigados; ajudam a conservar 5 biomas brasileiros (Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas) e protegem 32 unidades de conservação.

Atuando em todo o território nacional com mais de 1200 colaboradores, a ONG desenvolve soluções que procuram reduzir as emissões de gases e também unir a produção com a conservação e o meio ambiente e a economia com os benefícios às pessoas

O Imaflora é financiado através de doações e por algumas das maiores empresas brasileiras.

Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ


O IPÊ foi criado em 1992 depois de uma história envolvendo o mico-leão-preto, espécie ameaçada de extinção. Tudo começou em 1978 quando a família Pádua se mudou para o Pontal de Paranapanema para que pudessem realizar pesquisas com o mico-leão-preto. Nas pesquisas realizadas, constatou-se que para a efetiva preservação da espécie, precisariam desenvolver também um trabalho de educação ambiental do IPÊ com a população local e obter o seu apoio.

Com o passar do tempo a população local foi se engajando, novos pesquisadores e estagiários se juntaram ao casal Claudio Pádua e Suzana Pádua e finalmente fundaram o IPÊ, que atualmente é uma das maiores ONGS ambientais do Brasil. Adicionalmente, criaram em 2006 uma Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS).

Atualmente, contam com mais de 80 profissionais trabalhando integralmente em aproximadamente 30 projetos por ano e são uma das ONGs ambientais que mais contribuíram na preservação do mico-leão-preto..

Dos projetos mais interessantes, vale destacar um que envolve a produção de ocos artificiais para abrigar espécies ameaçadas de extinção dentro da floresta, notadamente o mico-leão-preto e outro da restauração de áreas de preservação permanente (APPS) para resgatar a

Desde sua criação já alcançaram diretamente 14.695 pessoas por meio de capacitação técnica, assistência e atividades de geração de renda; mais de 3 milhões de árvores plantas na mata atlântica; mais de 6,7 mil pessoas atendidas pela ESCAS; 1989 soluções para conservação de áreas protegidas da amazônia; 300 bolsas de estudo integrais e parciais e vários outros.

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista de ONGs Ambientais? Deixamos alguma de fora que você gostaria que tivéssemos colocado?

Manda um e-mail pra gente que teremos o maior prazer em adicionar.

É importante lembrar que na nossa loja você encontra diversos produtos que minimizam o impacto ambiental e animal e que adotamos diversas práticas sustentáveis tanto na administração quanto no envio das embalagens (mais detalhes aqui).

Relacionados