Há muitos anos, cientistas e ambientalistas alertam para nossa relação com o meio ambiente. A produção excessiva, o consumismo exacerbado e a consequente produção de lixo têm esgotado os recursos naturais da Terra e transformado o planeta, poluindo-o e levando-nos à crise climática.
Nesse contexto, uma forma de repensar nossa relação com a natureza e despertar-nos para o consumo consciente é por meio de produções cinematográficas que denunciem os problemas e nos mostrem caminhos alternativos. Pensando nisso, separamos 10 filmes sobre meio ambiente que podem te ajudar nisso. Veja mais a seguir!
1. Amazônia Eterna (2012)
Amazônia Eterna foi dirigido por Belizario Franca e produzido por Maria Carneiro da Cunha e mostra a relação respeitosa dos moradores da região amazônica com a natureza.
Especialistas ambientais, pescadores, indígenas, residentes, economistas e diversas outras pessoas narram o documentário, unindo ciência e conhecimento local para entender as possibilidades de viver em equilíbrio com a floresta. Desse modo, a produção serve para nos inspirar e nos ajudar a pensar melhor nossa própria relação com o meio ambiente.
Disponível no Prime Video.
2. Compostagem, PorQueNão? (2019)
“Nós compramos, usamos e jogamos fora. Mas na Terra não existe jogar fora. Tudo que descartamos continua aqui”. Essa é uma das reflexões trazidas por esse mini documentário.
Compostagem, PorQueNão? faz parte de uma série documental que trata, em sete episódios, de temas relacionados ao meio ambiente. Nesse episódio específico, a produção explora a realidade da compostagem mostrando como essa prática pode ajudar no problema do lixo, traçando um caminho melhor para o lixo orgânico que gera, ainda, mais plantio.
Disponível no Youtube.
3. Cowspiracy (2014)
Cowspiracy é uma denúncia. Com relatos, pesquisas e registros, o filme denuncia organizações ambientalistas, que ignoram certos problemas, e a indústria agropecuária, mostrando como sua produção está acabando com os recursos naturais do planeta.
É um bom filme para nos despertar em relação ao consumo de carne e derivados de animais, entre outros produtos comercializados que contribuem para a degradação do meio ambiente e escassez de recursos.
Disponível na Netflix.
4. David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta (2020)
David Attenborough é um naturalista britânico, com mais de 90 anos, que conta sua trajetória neste filme, em paralelo à perda de áreas selvagens do planeta. O ambientalista mostra sua visão sobre a degradação da natureza, defende seu ponto de vista e nos mostra caminhos possíveis para fugir dos problemas ambientais.
O documentário exibe imagens belíssimas da biodiversidade presente na Terra e, dessa forma, toca nossa consciência, possibilitando que nos despertemos para repensar nossa relação com o meio ambiente.
Disponível na Netflix.
5. Em Busca dos Corais (2017)
Dirigido e escrito por Jeff Orlowski, Em Busca dos Corais foi filmado durante três anos, acompanhando expedições de mergulhadores, cientistas e fotógrafos que documentam o desaparecimento de recifes de coral em todo o mundo.
O desaparecimento dos recifes está relacionado ao aquecimento, acidez e poluição nos oceanos. Assim, o documentário serve como um alerta, mostrando qual é o futuro do planeta se não adotarmos urgentemente algumas práticas para conter as mudanças climáticas.
Disponível na Netflix.
6. Mission Blue (2014)
Mission Blue conta a história de Sylvia Alice Earle, exploradora e bióloga marinha, e sua campanha para criar uma rede global de áreas marinhas protegidas e resguardar os oceanos de diversas ameaças, como pesca abusiva, poluição, resíduos tóxicos e acidificação.
Com imagens diretamente do fundo do mar, Mission Blue também serve para nos inspirar e nos fazer repensar a forma como estamos transformando os oceanos negativamente com nosso consumo e produção de lixo acelerados.
Disponível na Netflix
7. Oceanos de Plástico (2016)
Também retratando o problema do lixo nos oceanos, Oceanos de Plástico é um documentário que exibe as consequências do lixo, fazendo-nos considerar o consumo consciente.
Entre essas consequências, o filme mostra, por exemplo, neblinas de plástico formadas por microplásticos e os impactos do plástico à vida marinha, já que os peixes acabam ingerindo as partículas e acumulando toxinas na sua gordura – fazendo com que, consequentemente, o plástico entre na cadeia alimentar e chegue, inclusive, à alimentação humana.
Disponível na Netflix.
8. O Veneno Está na Mesa (2011)
A produção alimentícia que utiliza agrotóxicos é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente, uma vez que as substâncias se espalham pelo solo e pelas águas, chegando a outros ambientes e outros animais. É pensando nesse assunto que O Veneno Está na Mesa é produzido, fazendo parte de uma trilogia de documentários que inclui outros dois filmes.
O filme leva à discussão sobre a forma como os agrotóxicos são utilizados no Brasil e expõe os riscos disso, mostrando também a importância da agricultura familiar como um caminho alternativo para nossa relação com o meio ambiente.
Disponível no Youtube.
9. Seremos História? (2016)
Este documentário aborda a mudança climática causada pelas atividades antrópicas e suas consequências para a vida na Terra. A partir disso, são mostradas soluções e práticas que podem ser adotadas tanto por organizações governamentais quanto pela população geral, servindo, portanto, também como uma forma de repensar nossa relação com o meio ambiente.
Disponível no Disney+.
10. Solo Fértil (2020)
Solo Fértil traz especialistas e celebridades envolvidas no ativismo climático e explica de forma simples como proteger o solo pode permitir que os ecossistemas e a sociedade humana sobrevivam. Assim, o documentário exibe práticas e possibilidades para que sejamos agentes de mudança, tendo sempre como foco principal aumentar a saúde dos solos para reverter as mudanças climáticas.
Disponível na Netflix.
Gostou deste conteúdo? Continue navegando por nosso blog para saber mais sobre sustentabilidade e vida saudável!