Com a recente popularização dos óleos essenciais muito tem se falado sobre a aromaterapia em geral, mas naturalmente existem muitas dúvidas para quem está começando. Uma das mais frequentes que recebemos é sobre as diferenças entre óleos essenciais e essências. Qual devemos escolher: óleos essenciais ou essências? Como usar cada uma das opções?

Diferenças entre óleos essenciais e essências 1

Não se preocupe, neste pequeno artigo vamos ajudar você a entender! Continue lendo ou vá direto para a tabela com as principais diferenças.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são produtos naturais são obtidos a partir da destilação a vapor, prensagem a frio ou outros métodos de extração das plantas. Eles são cheios de compostos voláteis e odoríferos da planta, ou seja, são os responsáveis por um intenso aroma natural da planta de que foi extraído.

Eles são usados muito na aromaterapia, na fabricação de perfumes e cosméticos e em outras aplicações terapêuticas.

Por serem extremamente concentrados, estes pequenos frascos podem conter muita energia e benefícios para o nosso corpo e mente. O melhor de tudo é que são completamente naturais, sem químicos ou conservantes adicionais.

Há não muito tempo, a aromaterapia foi reconhecida como prática integrativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e você conta com profissionais atuando dentro do sistema que podem fazer indicações específicas para as necessidades de quem procura este tipo de terapia alternativa.

Por fim, outro ponto importante é que existem associações e formações específicas para profissionais de aromaterapia, também chamados de aromaterapeutas.

Caso queira saber mais, há uma série de artigos que publicamos em sobre os óleos essenciais. Inclusive, temos um guia completo de óleos essenciais para iniciantes e outros artigos que tratam de cada um dos óleos essenciais mais comuns.

Essências

As essências sintéticas são produtos sintéticos que imitam o aroma de uma planta ou fruta específica, e são amplamente utilizadas na indústria alimentícia, na fabricação de perfumes, cosméticos e produtos de limpeza.

Elas são criadas artificialmente a partir de compostos químicos, e são uma opção mais barata e disponível em relação aos óleos essenciais naturais, embora não possuam os mesmo benefícios para saúde ou até mesmo não sejam ambientalmente tão amigáveis.

Isso porque elas são fabricadas a partir da combinação de compostos químicos que imitam o aroma de uma planta específica. Então, essências sintéticas geralmente contém ingredientes artificiais, como conservantes, corantes e estabilizadores.

Esses compostos químicos são obtidos a partir de diversas fontes, incluindo petróleo, plantas e minerais.

Entre os ingredientes comuns encontrados nas essências sintéticas estão o etilvanilina, o benzaldeído, o cinamaldeído, o cinamal, e o eugenol. Esses compostos são geralmente seguros para uso, no entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a alguns deles.

Tabela para comparação das principais diferenças entre óleos essenciais e essências

Óleos EssenciaisEssências
São produtos naturaisSão produtos sintéticos
Obtidos por métodos de extração das plantas (destilação a vapor, prensagem a frio, dentre outros)Criadas artificialmente a partir de compostos químicos
Contêm compostos voláteis e odoríferos da plantaImitam o aroma de uma planta ou fruta específica
Amplamente utilizado na aromaterapia e outras aplicações terapêuticasAmplamente utilizadas na indústria alimentícia, na fabricação de perfumes, cosméticos e produtos de limpeza
Possuem propriedades medicinaisNão possuem propriedades medicinais
Matérias-primas naturais (plantas)Compostos químicos variados e sintéticos
Tabela 1: Diferenças entre óleos essenciais e essências

Tabela para comparação entre as formas de uso entre óleos essenciais e essências

Óleos essenciaisEssências
UsosAromaterapia e produtos mais naturaisPerfumaria e produtos mais industrializados
Usados em massagensSimGeralmente não
Adicionadas a alimentos e bebidasSim, em menos produtos com uma diluição muito criteriosaSim, amplamente
Aplicados diretamente na pele (com diluição)SimNão
InalaçãoSimNão
Uso em difusoresSimEm poucos casos
Utilizadas em banhosSimGeralmente não, exceto se for um produto específico
Adicionadas a produtos de limpezaEm poucos casos, geralmente produtos naturais ou receitas caseirasSim, amplamente. Principalmente produtos industrializados
Adicionadas a cosméticosSim, geralmente em produtos naturaisSim, em cosméticos mais industrializados
Adicionadas a velas e incensosEm poucos casosSim, amplamente
PerfumariaSimSim
Adicionadas a sabonetes e xampusEm produtos naturaisEm cosméticos mais industrializados
Custo de produçãoMais caroMais barato
Tabela 2: Diferenças entre as formas de uso de óleos essenciais e essências

Leia mais sobre o assunto

E aí, agora as diferenças entre os óleos essenciais e as essências ficaram mais claras, né?

Agora, caso ainda queira mais informação de qualidade sobre os óleos essenciais, aromaterapia e óleos vegetais, você também pode navegar pelos nossos artigos clicando nos links acima.

Tem muita coisa legal escrita com responsabilidade!

Adquira em nossa loja!

E se você está buscando aonde comprar óleos essenciais e produtos para a aromaterapia, na nossa loja você encontra óleos essenciais naturais e orgânicos (com certificação IBD). Só comercializamos marcas que disponibilizam cromatografia e/ou laudo técnico para garantirmos sempre os óleos mais puros e sem aditivos.

Também trabalhamos exclusivamente com produtos veganos e naturais, então você pode ficar se tranquilizar em relação aos testes em animais.

Além disso, utilizamos embalagens recicláveis. Temos parcerias para compensar nossos pacotes enviados que reduzem o impacto ambiental da sua compra conosco.

E claro, temos diversas promoções, cupom de desconto para primeira compra, frete grátis e muito mais!

Posts Similares