Na busca por um estilo de vida mais saudável e pautado no consumo consciente, um passo importante é a troca do desodorante, deixando de lado aqueles comercializados, repletos de substâncias nocivas, e substituindo-os por opções naturais e veganas.
Essa substituição é super importante, afinal, há muitas marcas disponíveis no mercado que realizam testes em animais e que possuem substâncias maléficas ao corpo. Na contramão, há opções naturais que você pode fazer na sua própria casa e outras comercializadas – disponíveis, inclusive, na loja da Mercanatu.
Como escolher desodorantes naturais e veganos?
Antes de indicarmos algumas opções de desodorantes naturais e veganos, é válido dar alguns conselhos para a escolha do produto.
O desodorante é entendido como uma forma de amenizar o mau cheiro gerado nas axilas. Esse mau cheiro não é proveniente da transpiração e sim do resultado da decomposição de moléculas de suor e restos celulares pelas bactérias que ficam na pele produzindo ácidos carboxílicos.
Isso quer dizer que suar não é o problema e não precisamos buscar nenhum produto que diminua nossa transpiração, como os antitranspirantes, que são desenvolvidos para controlar justamente a transpiração.
Com esse intuito, o antitranspirante possui alumínio em sua fórmula. A substância, ao entrar em contato com as axilas, forma um gel que entope temporariamente os poros que liberam suor e isso pode ter sérias consequências para a saúde humana. Alguns estudos, por exemplo, têm relacionado os antitranspirantes à base de alumínio ao aumento do risco de câncer, como o de mama.
Quando se trata de desodorantes, também é preciso ter atenção com as fórmulas. Algumas substâncias químicas presentes nos produtos podem ser nocivas à saúde. O triclosan, por exemplo, é um composto que inibe o crescimento de fungos e bactérias, mas que também está relacionado a malefícios, como desregular o sistema endócrino e retardar o funcionamento dos músculos do corpo.
Além dele, segundo a organização Made Safe, podemos citar algumas outras substâncias nocivas. Você pode checar os rótulos para encontrá-las e evitá-las. São elas:
- Ftalatos;
- Parabenos;
- Fragrâncias;
- Dietanolamina;
- Butano e isobutano;
- Alumínio.
Opções de desodorantes naturais e veganos
Além de evitar as substâncias nocivas à saúde, você também pode procurar diretamente por opções de desodorantes que sejam naturais e veganas. Essas são algumas:
Receita natural com bicarbonato
Essa é uma opção que pode ser feita em casa, compartilhada pela Cristal, do blog Uma Vida Sem Lixo.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de uma manteiga vegetal;
- 2 colheres de sopa de amido;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- 5-10 gotas de óleo essencial (opcional).
Modo de fazer
Para fazer essa receita, coloque a manteiga vegetal em um pote de vidro em banho-maria até que ela derreta, sem deixar que a água esquente muito para não oxidar a manteiga. Assim que estiver derretida, misture os outros dois ingredientes. Caso opte por inserir o óleo essencial, espere a receita ficar morna ou fria.
Você pode usar a mistura por 1 a 2 meses, aplicando depois do banho nas axilas.
Desodorante Sem Alumínio – Eco Tomorrow
Esse desodorante da Eco Tomorrow é livre de alumínio e garante 48h de proteção de forma vegana e natural. Em sua fórmula, há ingredientes como magnésio, óleo de coco, óleo de lavanda, amido de tapioca e manteiga de karité. Assim, além de absorver o suor, respeitando a transpiração natural e removendo as bactérias responsáveis pelo mau odor, esse produto também hidrata as axilas. Clique aqui para conhecer e saber mais informações!
Desodorante Natural Vegano – Boni Natural
O desodorante vegano da Boni Natural possui óleos de melaleuca e toranja, sendo desenvolvido para ser eficaz contra bactérias e maus odores. Ele proporciona uma proteção de 24h e não agride o corpo, pois é livre de alumínio, álcool, parabenos e triclosan. Além de tudo isso, ele também é livre de crueldade animal, pois não realiza testes nos nossos queridos bichinhos! Para saber mais sobre o produto, é só acessar aqui.Por fim, se quiser continuar aprendendo sobre consumo consciente, sustentabilidade e estilo de vida mais saudável, continue navegando pelo nosso blog que está recheado de conteúdos sobre o assunto!