Aproveitar os benefícios dos óleos essenciais é uma forma de absorver ao máximo o que a natureza tem a oferecer. 

Diversos estudos foram feitos para comprovar os efeitos terapêuticos de óleos essenciais para nossa saúde, pesquisadores já documentaram a atuação dos óleos essenciais em tratamentos complementares para problemas físicos — como dores em geral —, psicológicos — como ansiedade, depressão e alterações de humor.

Assim surgiu a aromaterapia, uma terapia natural que explora o potencial terapêutico dos aromas de diferentes partes das plantas que inclusive faz parte do quadro de tratamentos alternativos do SUS desde 2015.

Seguindo com nossa série de artigos sobre os óleos essenciais, hoje vamos falar dos principais benefícios que podem ser colhidos ao usá-los e algumas dicas de óleos que você pode utilizar

Quais são os tipos e os benefícios dos óleos essenciais?

Abaixo listamos os principais efeitos terapêuticos dos óleos essenciais, e em quais deles você pode encontrar esses resultados.

Relaxamento

Alguns óleos apresentam ótimo desempenho no aumento do bem-estar emocional. A lavanda, por exemplo, ajuda a melhorar sintomas de ansiedade e depressão e também promove uma sensação de relaxamento que induz o sono. Já os aromas cítricos, como a laranja doce, a mandarina e o capim-limão, promovem alegria e positividade.

Vigor físico e mental

Há também os óleos que dão um impulso de energia. Eles ajudam na hora de trabalhar, estudar e fazer exercícios físicos. O alecrim, por exemplo, é um revigorante que melhora a capacidade de concentração e execução de tarefas difíceis. A canela aumenta o foco e estimula o cérebro a ficar em estado de alerta.

Alívio de sintomas respiratórios

Da mesma forma, é possível contar com alguns óleos no tratamento de gripes e resfriados. O eucalipto é bastante usado na medicina natural como anti-inflamatório e descongestionante nasal. Por esse motivo, ele é ótimo para quem tem rinite e sinusite. O óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser associado ao tratamento.

Alívio de dores

Existem diversos tipos de dores e uma variedade de óleos essenciais para cada uma delas. Alguns reduzem a dor por interferir diretamente nos nervos. Outros têm esse efeito por serem anti-inflamatórias, ou por relaxarem os músculos. Alguns exemplos de ervas analgésicas são: hortelã-pimenta, rosa mosqueta e sálvia.

Auxílio na digestão

Os óleos essenciais de limão, mandarina e bergamota atuam principalmente no intestino. Eles estimulam o sistema digestivo, contribuindo também para o trânsito intestinal. O óleo essencial de hortelã-pimenta também entra nessa lista de ajudantes digestivos e é ótimo para casos de náuseas e inchaços estomacais.

Outros efeitos

Os óleos essenciais atuam no organismo como um todo. Por isso, eles nunca se resumem a apenas um benefício. Além do que foi citado acima, os óleos também têm função antisséptica, bactericida, repelente natural, afrodisíaca e redutora da pressão arterial.

Como vimos, os benefícios dos óleos essenciais são inúmeros. Sendo assim, eles são poderosos aliados na promoção do bem-estar. A aromaterapia tem eficácia comprovada por vários estudos e pode ajudar em uma série de problemas físicos e mentais, como dores, resfriados, estresse, ansiedade, libido e depressão.

Quer mais informações sobre estilo de vida natural? Não deixe de acompanhar o nosso blog!Caso tenha se interessado por algum óleo essencial, temos diversas opções disponíveis em nossa loja.

Posts Similares