Em busca de um mundo mais harmônico em relação ao meio ambiente e à vida animal, há diversas organizações promovendo iniciativas de grande impacto. Um exemplo ilustre é a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
A SVB é uma organização sem fins lucrativos que realiza por meio de programas, projetos e eventos, a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.
Além dos diversos projetos de impacto, a SVB também tem convênios com estabelecimentos vegetarianos, um deles é a Mercanatu. Continue a leitura, porque vamos detalhar esse assunto a seguir.
O que é a SVB?
A Sociedade Vegetariana Brasileira foi fundada em 2003 buscando promover a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
As campanhas, convênios, eventos e ativismo usados pela organização buscam conscientizar a respeito do vegetarianismo e trabalhar para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.
Nessa caminhada, a SVB já promoveu grandes ações, trazendo resultados verdadeiros para a sociedade. Só em 2018, por exemplo, foram servidas 67 milhões de refeições vegetarianas como resultado de um dos programas da organização.
A missão da SVB
A Sociedade Vegetariana Brasileira trabalha baseando-se nas seguintes missões:
- Promover o vegetarianismo, isto é, a substituição da proteína animal pela vegetal, no âmbito individual e institucional, em todos os seus aspectos, incluindo o ético, o ecológico e o de saúde;
- Ampliar e facilitar o acesso a produtos e serviços veganos;
- Produzir e difundir informação de referência para profissionais, instituições, formadores de opinião e sociedade em geral, a respeito de fundamentos, viabilidade e benefícios da alimentação vegetariana estrita.
Para alcançar essas missões, a organização trabalha em busca de estimular a formação de grupos que promovam a causa, promover e organizar eventos vegetarianos, estimular a pesquisa sobre o assunto, estudar e sugerir medidas que visem à segurança alimentar, entre outros objetivos.
Projetos e ações da Sociedade Vegetariana Brasileira
Conduzindo diversas iniciativas, a Sociedade Vegetariana Brasileira tem dois projetos de destaque:
- Segunda Sem Carne: uma campanha que objetiva conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal na alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta. Com essa visão, o projeto convida as pessoas a descobrirem novos sabores, substituindo a proteína vegetal pelo menos uma vez na semana, mais especificamente na segunda-feira;
- Selo Vegano: um programa de certificação, “Certificado Produto Vegano SVB”, que concede a produtos de diversas categorias um selo vegano confiável e reconhecido nacionalmente.
Além desses projetos, a SVB oferece cursos e certificações para profissionais da área da saúde, eventos para o público geral, entre outras diversas campanhas e ações.
Outra de suas grandes iniciativas é o convênio com empresas relacionadas ao vegetarianismo.
SVB e Mercanatu
Os convênios da SVB funcionam como uma parceria entre a organização e o estabelecimento vegetariano. A empresa, geralmente, oferece descontos ou outros benefícios e, em troca, é divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Essa é uma forma das organizações fortalecerem ainda mais o mercado vegetariano e construir uma rede de consumo ética, saudável e sustentável.
Em 2021, a Mercanatu firmou sua parceria com a SVB e, desde então, faz parte dessa luta por um mundo mais saudável e sustentável.
Para você que é filiado à SVB a Mercanatu disponibiliza 10% de desconto para qualquer produto. Para resgatar o seu desconto, basta entrar em contato com a própria SVB e solicitar o código do cupom que deve ser aplicado na hora de finalizar o seu pedido em nossa loja.
Caso você ainda não seja filiado à SVB, talvez esse seja mais um estímulo para você!