Se a ciência avança tanto, por que ainda há marcas de cosméticos que realizam testes em animais? Será que essa é a única alternativa possível para testar o perigo das substâncias? 

Essas são questões que nos atingem quando pensamos no porquê do uso dos testes, sobretudo se você já despertou para o consumo consciente e é a favor dos direitos dos animais.

Felizmente, podemos dizer que há sim alternativas para isso, tanto para a indústria quanto para os consumidores. Se você também acredita nessa possibilidade e quer entender melhor sobre o assunto, este texto é para você. Contaremos um pouco mais sobre os testes e as alternativas possíveis – incluindo indicações de marcas confiáveis!

Por que os testes em animais são usados?

Os testes em animais são feitos para averiguar os possíveis perigos dos produtos e seus ingredientes. Basicamente, diferentes substâncias são aplicadas em animais, como coelhos, ratos, camundongos e porquinhos-da-índia, com o intuito de verificar se geram efeitos, como reações alérgicas e até incapacidade reprodutiva. 

Esses testes, no entanto, ao longo do tempo, não têm mostrado serem realmente eficazes. Os resultados em animais muitas vezes não predizem os resultados em humanos ou apresentam dados dissonantes, que geram mais dúvidas do que certezas. Mesmo assim, as marcas não deixam de utilizá-los.

Quando falamos de legislação, cada lugar tem suas especificidades. Nos EUA, por exemplo, nenhuma lei exige que cosméticos e produtos utilizem testes em animais, mas na China os testes são obrigatórios.

Já no Brasil, em 2021, o STF validou uma lei no Rio de Janeiro, que “proíbe a utilização de animais para desenvolvimentos, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes”. Seria esse um começo?

Como os testes são feitos?

Ao investigarem as substâncias dos produtos, diferentes testes podem ser aplicados. O teste de toxicidade aguda, por exemplo, determina o perigo de uma única exposição de curto prazo a um determinado produto. Para isso, as substâncias são aplicadas nos animais, geralmente roedores, em doses extremamente altas por meio de alimentação, inalação forçada ou contato com os olhos/pele. Esse teste é utilizado há muitos anos e até hoje configura um estudo que comumente causa envenenamento de animais

O teste de irritação, por sua vez, também acontece por meio dos olhos e da pele, a partir de uma substância que é pingada nessas partes do corpo, geralmente em coelhos. É comum que isso resulte em pele inflamada, sangramentos, crostas com sangue, pálpebras inchadas e até cegueira. Assim como os outros testes, a confiabilidade dele também é limitada. 

Há, ainda, teste de sensibilização da pele, no qual injetam substâncias várias vezes para medir reações alérgicas, teste de carcinogenicidade, em que ratos ou camundongos são forçados a ingerir ou inalar uma substância, e teste de toxicidade reprodutiva, que tenta avaliar o efeito de uma substância na capacidade reprodutiva. Todos eles trazem consequências graves e cruéis aos animais.

Quais as alternativas?

Para as empresas, indústrias e negócios, as alternativas aos testes em animais incluem outros métodos, como alguns que envolvem culturas de células e tecidos e pele reconstruída cultivada a partir de células humanas.

O teste de irritação/corrosão de olhos e pele, por exemplo, pode ser substituído pelo teste de vazamento de fluoresceína, que usa um corante fluorescente para medir a capacidade de um produto químico de romper uma camada sólida de células. Isso, só para citar um dos testes possíveis. A questão principal é: há alternativas sim!

Como consumidores, nossa grande alternativa é sermos adeptos do consumo consciente e escolhermos produtos que não realizam testes em animais.

Qual a importância de comprar produtos que não fazem testes em animais?

Ao consumir produtos que utilizam testes, estamos colaborando com uma indústria que viola os direitos dos animais, envenenando-os e matando-os através de métodos arcaicos e incertos. Será que toda a dor e o sofrimento são mesmo válidos por puro benefício humano?

A visão de que “está tudo bem realizar esses testes, afinal os animais são espécies inferiores”, configura um dos grandes embates da sociedade: o especismo, uma forma de discriminação em que se acredita que algumas espécies são melhores que outras. Mas quem define isso? Nós mesmos? 

Nesse sentido, passar a consumir produtos que não fazem esse tipo de teste é um importante passo para um consumidor consciente que foge do egoísmo e busca por um mundo mais equilibrado e harmônico com o meio ambiente. É também um importante ato para quem acredita que os animais não devem ser utilizados em testes, pois também têm seus direitos de viver e estarem livres de dor.

Como encontrar marcas que não utilizam testes em animais?

Para encontrar marcas que não utilizam testes em animais, uma boa pesquisa pode ajudar. Grandes marcas, geralmente, possuem recursos suficientes para investirem em marketing e disfarçarem ou taparem o fato de utilizarem testes em animais ou outras coisas do tipo. Assim, nunca deixe de investigar com calma antes de comprar.

No rótulo dos cosméticos, já é possível encontrar alguns dados sobre o produto. Existem símbolos utilizados pela indústria que indicam se animais foram utilizados, vale ficar atento ao significado de cada um deles: 

  • Cruelty Free: um coelhinho de orelhas de coração que sinaliza que a marca e o produto não realizam testes em animais para nenhum dos ingredientes. Esse é controlado pela organização PeTA.
testes em animais - alternativas
Cruelty Free PETA
  • Not-Tested on Animals: esse também sinaliza que os ingredientes não foram testados em animais, mas é controlado pela organização australiana Choose Cruelty Free, que também verifica se os ingredientes não são derivados da morte de animais. 

Testes em animais: por que evitar produtos que fazem e quais as alternativas? 1
Choose Cruelty Free
  • Leaping Bunny: esse símbolo traz um coelho pulando, indica que os testes não foram utilizados e é verificado pela Cruelty Free International. Nesse caso, as marcas precisam concordar com auditorias a cada três anos e também visitas pontuais.
Testes em animais: por que evitar produtos que fazem e quais as alternativas? 2
Leaping Bunny Cruelty Free

Dito tudo isso, vamos ao que interessa…

Marcas livres de testes em animais

No site do Projeto Esperança Animal, é possível encontrar uma lista de empresas que não testam em animais. Mas também trouxemos nossas próprias indicações de cosméticos livres de crueldade:

Boni Natural

A Boni Natural é uma marca de produtos de higiene pessoal vegana e cosméticos veganos. Os produtos naturais da Boni possuem óleos naturais que são extremamente benéficos para a saúde. Todos eles são completamente livres de parabenos, silicones, flúor, dentre outros e o melhor, não fazem testes em animais.

Total Planet

A Total Planet é uma marca brasileira de produtos naturais e veganos de cuidado pessoal e doméstico. A marca nasceu com a preocupação de produzir produtos com qualidade e que defendem a responsabilidade ambiental e o consumo sustentável. Dentre os produtos da marca, você encontrará opções de cremes dentais naturais e veganos, cosméticos veganos, enxaguante bucal natural e até mesmo opções para a limpeza da casa. Ah, já íamos esquecendo o mais importante! Todos os produtos da linha oral da Total Planet possuem certificação de ingredientes naturais e veganos pela IBD.

Orgânico Natural

A Orgânico Natural é uma marca de produtos de higiene pessoal e cosméticos naturais e veganos. Boa parte dos produtos possuem ingredientes orgânicos, extratos e óleos vegetais que são extremamente benéficos para a saúde. Atualmente possuem alguns produtos naturais certificados pela IBD, o que garante que pelo menos 95% dos ingredientes sejam naturais ou orgânicos.

Praticamente toda a linha da Orgânico Natural, não utiliza parabenos, sulfatos, conservantes e corantes artificiais, flúor, álcool e outras substâncias que podem ser tóxicas ao uso humano.

Lola Cosmetics

A Lola Cosmetics é uma excelente opção de marca que não utiliza testes em animais e que também não compra produtos de quem testa. Muitos dos produtos são veganos, além de terem opções diversas para cuidar dos cabelos.

Eco Tomorrow

A Eco Tomorrow é uma marca de produtos veganos cosméticos, principalmente higiene pessoal, com ingredientes naturais, óleos essenciais, extratos de plantas e sem substâncias tóxicas ao uso humano. Dentre os principais produtos estão cremes dentais veganos, antissépticos e desodorantes naturais.

Terra Flor Aromaterapia

A Terra Flor Aromaterapia é uma marca de produtos para Aromaterapia localizada na Chapada dos Veadeiros. É uma empresa muito comprometida com o desenvolvimento regional e a sustentabilidade de seus produtos. São dezenas de óleos essenciais orgânicos e naturais (todos veganos testados por cromatografia) que possuem certificação IBD, o que garante não só a qualidade dos produtos e a procedência, mas a sustentabilidade da extração também. Além dos famosos Óleos Essenciais Terra Flor, você ainda conta uma grande variedade de outros produtos como cosméticos, argilas, óleos vegetais e carreadores, florais e até mesmo difusores aromáticos.

Via Aroma

A Via Aroma é uma marca de produtos para Aromaterapia do Rio Grande do Sul. São várias opções de óleos essenciais puros, difusores elétricos, difusores de varetas e até mesmo velas aromáticas. Os produtos são testados por cromatografia e são, portanto, livre de testes em animais e cruelty free. Além da linha de Aromaterapia, conta também com uma grande variedade de outros produtos cosméticos como Água Termal, Sprays para Carros, Hidratantes, Cremes e Géis.

Vamos atualizando essa lista com o tempo, fique à vontade para voltar aqui de vez em quando e conferir novas marcas!

Enquanto isso, continue navegando pelo nosso Blog ou acesse nossa loja!

Posts Similares