Com a chegada de um novo ano, logo começamos a fazer planos e traçar metas. E boa parte dos nossos objetivos estão relacionados à pessoa que queremos nos tornar e o impacto que queremos causar no mundo, certo? Então, por que não criar metas para viver um ano mais sustentável?
Para te ajudar com isso, separamos seis metas possíveis para tornar-se uma pessoa cada vez mais amiga do meio ambiente. Confira a seguir:
1. Seja adepto à política dos 5 R’s da sustentabilidade
A política dos 5 R’s da sustentabilidade é um conjunto de ações que compõem uma metodologia importante de gestão de resíduos. Os 5 R’s fazem referência às iniciais das palavras repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Comece recusando o consumo desnecessário e reduzindo o uso de materiais prejudiciais ao meio ambiente. Mantenha o olhar atento para identificar o que é possível reutilizar ou reaproveitar e, por fim, considere a reciclagem.
Leia também: Políticas dos 5 R’s da sustentabilidade: o que é e como usar?
2. Faça em vez de comprar
Qual foi a última vez que você fez algo com as próprias mãos? Essa meta pode te ajudar com isso! Olhe ao seu redor e para o seu dia a dia e avalie o que você está comprando que poderia muito bem estar fazendo. Alguma receita de comida? Produtos de limpeza? Produtos de higiene?
Fazer em vez de comprar pode ser um importante passo para economizar, tornar-se mais saudável e contribuir para diminuir o impacto ao meio ambiente.
3. Considere compostar seus resíduos alimentares
A compostagem é feita com matéria orgânica, como os restos de frutas e vegetais, funcionando como uma reciclagem do lixo orgânico. Segundo dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, cerca de 30% do lixo da nossa casa é matéria orgânica. Por isso, compostar os resíduos é uma ação valiosa para buscarmos uma vida mais sustentável.
Na compostagem, acontece um processo natural de degradação dos materiais. Tudo o que você vai precisar é de algumas caixas, terra, minhoca e materiais secos.
Se aderir a essa meta, fique avisado: no começo, compostar pode ser bastante desafiador. Mas são com esses desafios que você aprenderá a lidar cada vez melhor com a sua caixa. E, acredite, a gratificação será grande!
4. Adote objetos reutilizáveis
Há muitos objetos no nosso dia a dia que podem ser perfeitamente substituídos por opções reutilizáveis. Com uma pequena troca, deixamos de produzir mais um lixo que seria descartado no meio ambiente.
5. Consuma menos produtos de origem animal
Produtos de origem animal, de modo geral, demandam muitos recursos do meio ambiente. Para obter um quilo de carne bovina, por exemplo, é preciso cerca de 17 mil litros de água.
Você pode começar aderindo ao movimento Segunda Sem Carne ou, se estiver disposto, optando por uma dieta vegetariana. Também pode ser adepto do consumo consciente e dar preferência a produtos veganos e eco-friendly – que, por sinal, é a nossa próxima meta.
Talheres, recipientes pequenos, copos, canudos, sacola de compras e vários outros. Tudo isso pode ser substituído por opções que você (re)utilizará para – quase – sempre.
6. Dê preferência a produtos eco-friendly
O termo “eco-friendly” quer dizer ecologicamente correto. Produtos desse tipo são produzidos com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Geralmente, as empresas responsáveis por eles se preocupam com todo o processo de produção, evitando o impacto de antes, durante e depois, quando já está na mão do consumidor.
Há várias opções de produtos eco-friendly disponíveis no mercado prontos para serem adotados na sua vida. Se quiser conhecer alguns deles, na loja da Mercanatu você encontra cosméticos, produtos de higiene e muito mais. Clique aqui para navegar e conhecer!